Um empresário visionário e preparado entende que responsabilidade social é quando a sua empresa passa a adotar postura, comportamentos e ações que promovam o bem-estar da comunidade de forma voluntária, em benefício da coletividade.

É importante ressaltar que o selo "EMPRESA PARCEIRA" não está vinculado a um projeto de filantropia simplesmente, pois se trata de um processo contínuo de parceria com a comunidade e de melhoria na sua relação com clientes e sociedade, como empresa socialmente responsável, ganhando com isso retorno de imagem e visibilidade social.

Por outro lado, a APAE de Ourinhos, sobrevive de contribuições dos governos federal, estadual e municipal além de doações e contribuições feitas pela comunidade, que não têm sido suficientes, dado o aumento de demanda, o que gera a necessidade de novos serviços e, por consequência, elevação dos custos de atendimento.

Não obstante, o Estado, como um todo, vem reduzindo a sua participação, gradualmente, o que direciona a APAE a buscar maior participação da comunidade.